Placeholder Guia Diário da Saúde

Olá, queridos leitores! Você sabia que no Brasil, o dia 6 de dezembro é reconhecido como o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”? Isso foi estabelecido pelo Decreto nº 11489, de 20 de junho de 2007.

Mas por que essa data? E por que é importante que nós, como sociedade, nos mobilizemos contra a violência de gênero? Vamos mergulhar nessa história e entender melhor.

A escolha do dia 6 de dezembro não foi aleatória. Ela remete a um caso de violência contra mulheres que chocou o mundo em 1989. Nesse dia, um jovem canadense de 25 anos, Marc Lepine, invadiu uma sala de aula do Instituto Politécnico de Montreal, no Canadá. Ele ordenou que todos os homens deixassem o local para que ele pudesse matar todas as mulheres da classe. Marc não admitia que mulheres frequentassem um curso de engenharia, uma área que ele considerava tradicionalmente masculina.

Após esse ato hediondo, Marc cometeu suicídio. Na carta que deixou, explicou os motivos que o levaram a cometer o massacre. Esse trágico evento levou um grupo de homens canadenses a lançar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign). O objetivo dessa campanha é promover a igualdade de gênero e uma nova perspectiva sobre a masculinidade.

No Brasil, o Dia Nacional de Mobilização do Homem pelo Fim da Violência contra a Mulher é coordenado pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). A data serve como um lembrete de que todos nós temos um papel a desempenhar na luta contra a violência de gênero.

E você, o que acha dessa iniciativa? Como você acredita que podemos trabalhar juntos para acabar com a discriminação e a violência contra as mulheres? Compartilhe suas ideias e pensamentos conosco nos comentários. Juntos, podemos fazer a diferença!

Recommended Posts